Início
História

Casa
Galeria
Organização de Eventos
Centro de Escritórios
Contactos

 
 
 
Cronologia
Embaixada Imperial
Casa de Família
Projecto Futuro
 
 

Arquitecto João da Motta Guedes

Centro de Formação do LNETI em Lisboa

 

Ponte Móvel do Porto de Leixões em Matosinhos

Igreja de São Francisco de Assis em Lisboa

Estação do Lavradio, Linha do Alentejo

 
Passado, Presente e Futuro

Já nos anos 30, a Casa é arrendada à Direcção Geral de Viação, nela funcionando as instalações desta entidade, assim como da Polícia de Divisão e Trânsito, até aos anos 90.

Estando em progressivo estado de degradação, no dia 25 de Fevereiro de 2000, a Casa é adquirida pelos actuais proprietários: Maria de Jesus P. Lino Netto da Motta Guedes (licenciada em Gestão de Empresas pelo ISEG), filha de um dos anteriores proprietários e neta do Prof. António Lino Netto, e por seu Marido João Teixeira da Motta Guedes (licenciado em Arquitectura pela ESBA de Lisboa).

O restauro do edifício iniciou-se a 10 de Abril de 2000 e concluiu-se a 2 de Novembro de 2002. Teve como preocupação sempre presente a conservação e respeito pelos elementos construtivos, arquitectónicos e decorativos que constituem e caracterizam a Casa, assim como, pelas intervenções ao longo dos séculos que completam e enriquecem a sua personalidade.

Ao Arq. Motta Guedes se deve a realização e direcção de todas as obras de restauro e reabilitação.
Este projecto permitiu, a nível da estrutura interna do Palácio, a sua adaptação e embelezamento de forma a dividir-se a Casa em duas áreas distintas:

- Zona nobre da Casa destinada a eventos de diversa natureza (casamentos, baptizados, festas de aniversário, reuniões de empresas, almoços, jantares, cocktails, passagens de modelos, lançamentos de produtos, reuniões de trabalho e diversas festas particulares e de empresas).
- Zona destinada a um Centro de Serviços, com espaços diversos para escritórios, recepção, sala de reuniões, salas de espera e diversas i.s. em cada um dos três pisos, localizando-se este Centro de Escritórios na restante zona não nobre da Casa.

Estação do Fogueteiro

Para o bom sucesso da obra de restauro e adaptação da Casa muito contribuiu a longa experiência do seu actual proprietário. João da Motta Guedes tem já um longo curriculum como Arquitecto, não só a nível de obras particulares, como também e principalmente a nível de projecto e fiscalização de inúmeras obras públicas.

A sua principal especialização são os terminais de passageiros (aéreos, ferroviários e marítimos), edifícios administrativos, sociais, e fabris, estudos urbanos e planos de pormenor.

Realizou projectos de Aeroportos (Lisboa, Porto Santo, Porto, Faro, Macau), de Terminais Marítimos (Macau/Hong Kong e Santa Maria nos Açores), de Instalações Ferroviárias: todas as 9 estações do Eixo Ferroviário Norte-Sul desde a Estação de Campolide até à Estação de Palmela, na Linha de Sintra a Estação do Cacém, na Linha de Cintura a Estação de Chelas-Olaias e Marvila, na Linha do Alentejo (Lisboa) as 8 estações desde Setúbal até ao Lavradio, na Linha do Alentejo (Sines) as Estações A e B de Sines/Elvas, na Linha do Minho as Estações de Rio Tinto e Águas Santas, na Linha do Alentejo (Évora) as 4 estações de Évora até Vendas Novas e na Linha de Cascais com Projectos em curso em 12 estações (Monte Estoril, Estoril, Parede, Carcavelos, Santo Amaro, Paço de Arcos, Caxias, Cruz Quebrada, Algés, Belém, Alcântara Mar e Santos).

Projectou Edifícios Técnicos Ferroviários e Estações de Metro para o Metro de Lisboa (estudos prévios para 6 estações), para o Metro do Porto (estudos prévios para 15 estações) e para o Metro Mondego em Coimbra (Parque de Material e Oficinas, Edifício Administrativo e 12 subestações).

Realizou ainda projectos de interfaces de transportes e outros edifícios, tal como, a nova Ponte Móvel do Porto de Leixões em Matosinhos, passagens desniveladas de passageiros em Alcântara e na Rocha Conde de Óbidos em Lisboa e diversos parques de estacionamento em Lisboa e arredores.

Da sua autoria são também os projectos de Estabelecimentos de Ensino para a Universidade do Minho e Centro de Formação do LNETI em Lisboa, assim como Estabelecimentos Hospitalares como o Garcia de Orta em Almada Hospital de Santa Marta em Lisboa (remodelações/ampliação).

Do seu curriculum constam ainda projectos de Edifícios Sociais (Reintegração de Igrejas e Centros Sociais, Refeitórios para o Metro em Lisboa e para a SECIL em Outão).

Para a Associação Industrial Portuguesa (AIP) realizou os Projectos de núcleos empresariais de 12 capitais de distrito.

Mas o seu trabalho e experiência adquirida levou-o a realizar ainda outros projectos mais diversos de edifícios comerciais e administrativos, tais como: oficinas dos TLP em Vendas Novas, escritórios para a SECIL em Outão, delegação da SONANGOL em Huambo, sede da SONANGOL em Luanda, edifício administrativo da PORTUCEL em Albarraque, Companhia de Seguros Garantia no Porto, Escritórios e Armazém da SDP – Sociedade Distribuidora de Papéis em Alfragide, Mega-Armazém automatizado e escritórios da INAPA e Mega-Armazém e escritórios da LEGANÉS em Madrid.

A sua actividade de Projecto estende-se ainda a Instalações Industriais tais como: Fábrica de pensos Nieto Guimarães em Vila Nova de Gaia, Fábrica de rações da CUF no Barreiro, Fábricas da Tabaqueira em Coruche e Albarraque e o complexo da Fábrica Renault em Cacia/Aveiro constituído por duas fábricas, dois edifícios sociais, três refeitórios e quatro edifícios fabris de apoio.

Mas a sua actividade de Projecto é ainda mais extensa a nível de hotéis e complexos turísticos, edifícios habitacionais e de serviços, tais como: Hotel de 350 quartos e e Centro de Conferências em Abu Dhabi para o United Arab Emirates Development Bank, remodelação de Turismo da Rota dos Vinhos com as remodelações de 3 Quintas no Bombarral.

 

Realizou ainda o Projecto do Quartel em Saurimo (Angola) e Campo de Desmobilização para 500 pessoas para o UNAVEM, Central Piloto Europeia de Energia das Ondas na Ilha do Pico (Açores).

Fez ainda projectos de construção e de restauro com acompanhamento de obra de diversos edifícios, tais como: reconstrução do Palácio da Senhora da Murta em Alfama, nova Igreja de São Francisco de Assis e Centro Paroquial em Lisboa, remodelação dos montes agrícolas do Vale de Milho na freguesia e concelho de Ponte de Sôr e da Represa em Gavião.

Realizou ainda projectos de Turismo de Habitação na Casa de Nossa Senhora da Conceição e mais 5 habitações em Gavião, com Centro Museológico de Automóveis Antigos anexo, e adaptação de um Monte Agrícola a um Centro de Eventos com Centro Museológico Regional e Agrícola anexo, também em Gavião.

Fez ainda o projecto de reconstrução e de remodelação do Palácio de Sant'Anna, adaptando-o a um Centro de Serviços multi-funcional de Escritórios e Eventos, em Lisboa.

Ganhou os seguintes Prémios nacionais e internacionais:

- Prémio Conde de Oeiras, pela recuperação de edifício no concelho de Oeiras

- Prémio Valmor, Menção Honrosa em 1985, pelo Centro de Formação do LNETI, no Paço do Lumiar, Lisboa

- Prémio Brunel, Selecção da Estação de Pragal em 2000, como a melhor estação do mundo de média dimensão

- Prémio Óscar do Imobiliário, ao conjunto das 4 Estações Ferroviárias do Pragal, Corroios, Foros de Amora e Fogueteiro, pela integração artística e arquitectónica em edifícios públicos.

- Prémio CMM – Steel Structures, atribuído à Ponte Móvel de Leixões, como a melhor ponte construída em 2008/2009.

É a esta vasta experiência de Arquitecto e à sua longa carreira de qualidade que se deve a reabilitação do edifício Palácio de Sant'Anna.

Calçada de Sant'Anna, 214, 1150-307 Lisboa - Email: palaciodesantanna@gmail.com - 2188 855 500/914 184 460
Palácio de Sant'Anna ® 2011 - todos os direitos reservados - site desenvolvido por FullFlex.pt